Como identificar problemas de deploy de Updates no SCCM 2012 R2

 

Assim como no SCCM 2007, em algumas situações o SCCM não aplica os updates conforme esperado….

Uma das possiblidades é que o download de algum update não foi realizado na sua totalidade. O mais difícil é identificar qual update está pendente de download (kkkkk).

Os passos abaixo foram usados para tentar identificar essa situação.

  1. Assim como no SCCM 2007 o log “UpdatesDeployment.log” mostra a atividade do processo de instalação dos updates. Exatamente no horário de instalação dos updates (01:00:00) aparece a mensagem “Enforcement trigger will be effective when the current action completes”. Isso significa que algumas ações (download de updates) ainda estão pendentes e o SCCM vai ficar aguardando a conclusão delas para iniciar a instalação de updates.

 

  1. Nesse momento, precisamos descobrir qual update está pendente de download. Para isso, temos uma tarefa trabalhosa. No mesmo log (UpdatesDeployment.log) um pouco antes da mensagem acima, aparece uma lista dos updates que serão instalados, conforme abaixo.

     

    Para cada update existe um ID (9b752a30-7822-453a-ba14-760f0fffadfd). Registrar no Notepad todos esses IDs. Se você estiver utilizando o “Configuration Manager Trace Log Tool, basta selecionar os itens acima e colar no Notepad.

     

  2. Abrir o log “UpdatesHandler.log” e localizar os eventos a partir do horário dos eventos acima (11/11/2014 22:59:41). Nesse momento o SCCM inicia o download dos updates para a pasta C:\Windows\ccmcache. No log deve aparecer várias vezes mensagens como a que está abaixo. Cada update (41ff53db-a49a-4fb9-b8c7-8af0f1757fd1 – é o quarto na lista acima) recebe um novo ID (c10e2eca-abc4-4687-81b6-1975451148a8) para cada arquivo que deve ser baixado. O ID do(s) arquivo(s) aparece nas linhas abaixo (7d99ed93-5d79-4aaa-933a-9d9959d0acf2 e 25dc7b26-a8ea-40c3-9910-75350e02b0a2).

    Sugestão: Registrar todas as associações no Notepad.

     

    Abaixo como ficou o meu Notepad após o relacionamento.

     

  3. Para cada novo ID deve aparece a mensagem: “Contents downloaded successfully for Update (c10e2eca-abc4-4687-81b6-1975451148a8).”

    Resumo: Linhas que importam

    1. Bundle update…..
    2. Starting download on action….
    3. Contents downloaded successfully for Update….

    Localizar um a um e registrar o “OK” no notepad.

     

    Obs.: Se algum update já tinha sido baixado anteriormente, não irá aparecer a mensagem “Contents downloaded successfully”, mas logo abaixo dele aparecerá a mensagem “Contents already available”, conforme abaixo.

     

    Abaixo como ficou o meu Notepad com o status de download ou conteúdo já disponível.

     

  4. Chegamos ao final de identificação do update pendente. Para verificar o nome “legível” copiar o ID do update (4f726943-8085-4614-8aeb-3b34f8423899) e localizar no log “UpdatesStore.log”.

    Deve aparecer uma linha semelhante a essa:

    Queried Update (4f726943-8085-4614-8aeb-3b34f8423899): Status=Missing, Title=Atualização de segurança do Windows Server 2003 x64 Edition (KB2998579), BulletinID=MS14-063, QNumbers=2998579, LocaleID=, ProductID=0fa1201d-4330-4fa8-8ae9-b877473b6441, UpdateClassification = 0fa1201d-4330-4fa8-8ae9-b877473b6441, ExcludeForStateReporting=FALSE.

     

  5. Para validar o “problema”, localizar o Update na Console do SCCM e verificar a coluna Download. Se aparecer “Yes” é necessário verificar se o update foi baixado em todos idiomas necessários (português e inglês). Para isso, clicar com botão da direita no update, escolher “Proporties”, clicar na guia “Content Information”. No meu cenário o update não foi baixado no idioma inglês, conforme abaixo.

     

  6. Para resolver o problema, clicar com o botão da direita sobre o update e escolher a opção “Download”. Segue os passos necessários e verificar conforme 6 acima.

     

    Bom proveito !!!!!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s