Falha na aplicação de Updates através do Software Updates no SCCM

 

Em algumas situações (no ambiente que gerencio aproximadamente 10%) o Windows Update através do Software Updates no SCCM não consegue fazer download de algum  update para a estação / servidor (a partir de agora, vou tratar sempre como servidor, mas aplica-se também para estações), e consequentemente não roda nenhuma atualização.

Esse cenário pode ser identificado pela mensagem “Enforcement trigger will be effective when the current action completes” no log “C:\Windows\SysWOW64\CCM\Logs\UpdatesDeployment.log” do servidor 64 bits. Para 32 bits o caminho é “C:\Windows\System32\CCM\Logs\UpdatesDeployment.log”.

A identificação do Update que não está sendo baixado não é uma tarefa tão simples. Para identificá-lo, localize no log “UpdatesDeployment.log” o conteúdo semelhante ao da figura abaixo. Isso deve aparecer um pouco acima da mensagem “Enforcement trigger will be effective when the current action completes”. O texto “Progress: Status = ciStateDownloading, PercentComplete = 0, Result = 0x0” também pode ser usado para localizar esse conteúdo.

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Os updates desta lista foram identificados como necessários para a máquina e precisam ser baixados do Distribution Point. Registre o ID de todos os updates e localize logo abaixo no mesmo log a informação de que o udpate foi baixado completamente (100%), através da mensagem “Update (Site_E4FE651E-16C2-4802-8533-A0897455E798/SUM_2ed1cb65-1fe1-47f9-acaa-352b76c1e902) Progress: Status = ciStateDownloading, PercentComplete = 100, Result = 0x0”. O update que não está sendo baixado corretamente não deve mostrar a mensagem de 100% do download concluído. Em algumas situações pode aparecer 98% e não 100%. Você pode considerar 98% como download completo.

No meu cenário o update com ID fa64bb9b-4059-4406-884e-4068636c6588, aparece somente como a mensagem de que 50% foi baixado “Update (Site_E4FE651E-16C2-4802-8533-A0897455E798/SUM_fa64bb9b-4059-4406-884e-4068636c6588) Progress: Status = ciStateDownloading, PercentComplete = 50, Result = 0x0”.

Com o ID do update “problemático” abrir o log “UpdateStore.log” e fazer um search pelo ID do update. Aparecerá a linha “Queried Update (fa64bb9b-4059-4406-884e-4068636c6588): Status=Missing, Title=Security Update for Microsoft .NET Framework 4 on XP, Server 2003, Vista, Windows 7, Server 2008, Server 2008 R2 for x64 (KB2656405), BulletinID=MS12-034, QNumbers=2656405, LocaleID=”. Com isso, identificamos que o “problema” está no KB 2656405.

Na Console do Software Updates no SCCM, localize o Update, e na guia “Content Information”. Observe que na coluna “Downloaded” aparece “No”.

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Para fazer novamente o download, na Console do SCCM, clicar em Software Updates –> Update Repository –> Search Folders –> All Updates –> selecionar o update, clicar com botão da direita e escolher “Update List” –> Selecionar a Update List –> marcar a opção “Download the files associated with the selected software update” –> clicar “Next”–> selecionar o “Deployment Package” –> clicar “Next” até aparecer “Close”.

IMPORTANTE: As máquinas que estavam aguardando o update receberão ele em uns 30 minutos e podem reiniciar se isso estiver configurado no “Deployment Management”.

Outra alternativa

Para avalir o problema em âmbito geral você pode utilizar o Report “All messages for a specific message ID” (por default o ID é 77) e localizar os erros com ID 10025.

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Esse post foi publicado em SMS 2003 / SCCM 2007. Bookmark o link permanente.

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