Como permitir que usuários instalem impressoras de rede

 

O Windows Vista e Windows 7 introduzem uma nova feature chamada “Point and Print Security” que permite o gerenciamento por GPO do processo de instalação de impressoras de rede. Por default, um usuário sem privilégios administrativos não consegue instalar impressoras, mesmo que de rede, no Windows Vista e Windows 7. Esta configuração visa proteger os computadores contra malwares que podem ser colocados nos drivers de impressoras. A melhor prática para este cenário é publicar (fazer a instalação automática) das impressoras via GPO. Se isso não for viável ou você julgar que não é o momento para esta alteração, podemos ajustar a feature para que o Windows Vista e 7 sejam tratados como o Windows XP.

Como alterar as configurações do Point and Print Security para permitir que standard users consigam instalar impressoras de rede:

Obs: A política de gerenciamento desta feature pode ser configurada por computador ou usuário. No caso abaixo, estarei configurando por computador, mas o procedimento é idêntico se você optar por fazer por usuário.

1) Abrir o GPMC.MSC e habilitar a política abaixo (Point and Print restrictions):

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2) Editar conforme abaixo:

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3) Forçar a aplicação da nova configuração rodando o comando “gpupdate /force”.

 

As janelas abaixo, não devem mais aparecer ao tentar instalar impressoras de rede.

“Você confia nesta impressora?”

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Referência: http://msdn.microsoft.com/en-us/windows/hardware/gg463359.aspx

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9 respostas para Como permitir que usuários instalem impressoras de rede

  1. Dr. Watson disse:

    Boa tarde amigo.
    Tenho a seguinte dúvida:
    Resolvi habilitar esta GPO para a instalação dos Drivers, porém não encontrei a regra “Point and Print Restrictions” na Configuração de Computadores, somente apenas nas Configurações de Usuários.
    Tenho que habilitar alguma opção no gpmc.msc ?
    Obrigado

  2. Marcelo da Silva Conterato disse:

    Grande dica Márcio.

  3. Bruno disse:

    Show de bola..

  4. diegosouzapc disse:

    Eu fiz o procedimento informado no meu servidor de impressão com Windows Server 2012 e continua o problema, existe alguma outra configuração ?

  5. Marcos Cecchin disse:

    Verdade, tenho este mesmo problema. Essa police não funciona!

  6. Henrique Almeida disse:

    Basta criar um GPO para a instalação da impressora, sempre que a GPO for aplicada, ela entra com o privilegio mais alto existente no domínio, concedendo a permissão para a instalação do drive.

    • marciohunecke disse:

      Perfeito Henrique. A publicação de todas as impressoras funciona bem para pequenas empresas. A empresa onde trabalho, tem mais de 1000 impressoras e aí é inviável instalar todas para todos usuários. Abraços e obrigado.

      • Henrique Almeida disse:

        Não tem a necessidade de publicar para todos, as impressoras…
        Dependendo da organização do seu AD, e possível você realizar a instalação da impressora para pessoas especificas, assim dando a permissão para quem for necessário em casa impressora.
        No meu caso eu criei uma GPO para cada impressora, e uma OU para cada impressora.

        EX: A GPO da impressora do RH só é aplicado para os usuário pertencentes a OU RH, instala automaticamente para eles, assim que é criado um novo usuário e vinculado ao grupo RH

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